RSS

Estudos comprovam que Copas do Mundo não compensam!

Há um estudo recente das copas do mundo do Japão, da Alemanha, das olimpíadas de Atenas, Sidney e o campeonato europeu em Portugal.

Esse estudo derruba três mitos sobre grandes eventos esportivos globais:

1 - Esse evento dá um forte impulso ao crescimento do PIB
Não é verdade... A Copa do Japão não ajudou a tirar o país da recessão.
Na Alemanha o impacto foi mínimo.
Não há evidencias de q haja impulso de crescimento econômico.

2 - Os grandes eventos geram aumento sustentado do turismo ao longo dos anos
Não é verdade... Os estudos revelam q isso não acontece. No ano do evento há aumento do turismo, mas nos anos seguintes, não se sustenta.
Nem mesmo na Austrália isso aconteceu.

3 - Os benefícios compensam os custos.
Mentira, até por que os custos são sempre maiores que os estimados... Atenas foi orçada em 1,5 bi, mas custou 15 bilhões.
Na África do Sul, o orçamento inicial era de 300 milhões....e isso nem deu pra reconstruir o soccer city... o custo total foi de 4 bi de dólares
O crescimento do PIB na África do sul nem deve atingir a meta de 3 bi... Ou seja, a África do sul está pagando para fazer a copa!
Os estádios, principalmente em países como África do sul e Portugal, que não tem grandes campeonatos, tendem a se tornar ruínas pós modernas. Isso não aconteceu na Alemanha, por que lá tem um grande campeonato nacional.
Então os dados objetivos não revelam as supostas vantagens de grandes eventos esportivos.
A grande vantagem de eventos esportivos é que geram uma sensação de felicidade nacional. É uma sensação de propósito, de unidade de ação na direção de um objetivo.
A identidade nacional é valorizada, e isso pode ter impactos positivos. Agora, se esses impactos de fato acontecem ou não, isso já depende da elite política. Ou seja, o que q se faz com essa sensação criada pelo esforço de organizar um evento esportivo.
Do ponto de visa dos cálculos econômicos, não vale a pena.

Entrevista de Demétrio Magnoli, sociólogo, ao Bandnewsfm.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário